segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pluralidade cultural; a constituição da identidade por meio das representações do sujeito nas redes sociais.

Gênero: Entrevista.

(Segundo uma das definições do dicionário Aurélio: 2.Encontro combinado entre duas ou mais pessoas a fim de divulgar ou elucidar atos, idéias, planos, etc. de um dos participantes). Dessa forma, neste gênero teremos uma pequena entrevista visando explorar ora a nossa questão da formação da identidade nos sites de relacionamento quanto o próprio gênero.

 

Por meio desta entrevista dirigida a discentes da educação básica pretende-se selecionar, através das palavras dos próprios sujeitos, a maneira com que se representam nas redes sociais, delimitando mais um aspecto da pluralidade cultural manifesta na hipermídia.

Estas entrevistas foram realizadas entre os dias 17 e 18/11/2011, na unidade escolar Professor Francisco Alves Mourão, contando com a colaboração de alunos de 7º e 9º ano do ensino fundamental e, de um de seus professores. Para sua publicação, a autorização prévia ora dos discentes envolvidos e ora de seus responsáveis foi consultada e formalizada por meio de termo assinado pelos responsáveis dos envolvidos, no caso dos alunos, nomes e idades foram expostos mediante opção do entrevistado.

Nestas entrevistas é interessante chamar a atenção quanto as distinções entre um suporte e outro, pois, na entrevista realizada com o professor de educação física, optamos pela transcrição da mesma onde, o entrevistado respondeu o mesmo questionário dos alunos servindo-se quase sempre de respostas fechadas como: “sim” ou “não”; por outro lado, os alunos tiveram sua entrevista gravada e num tom de diálogo e não de questionário, pode-se notar a maneira como a articulação das respostas fluiu naturalmente, mesmo nas questões em que caberiam respostas fechadas.

Por quanto, segue na íntegra as entrevistas, ora transcrita e era o áudio da gravação da entrevista que contou respectivamente com o professor e alunos: Prof. Odair – Educação Física -, Gustavo – aluno do 7 ano ou 6 série e, Fábio, Samuel e Douglas – alunos do 9 ano ou 8 série do ensino fundamental.

Parte 1; Entrevista com o professor de educação física Odair José dos Santos, Educação física para ensino básico. [i]

WWW: Você possui perfil em mais de um site de relacionamentos, como Orkut, Facebook ou outros?

Prof. Odair: Sim.

WWW: No caso de possuir mais de um, que diferença vê entre estas páginas?

Prof. Odair: Contato com as pessoas e privacidade.

WWW: As pessoas associadas são as mesmas em ambas?

Prof. Odair: Sim e não...

WWW: Você usa nomes fictícios ou fotos de personagens de filmes, animações, seriados e etc?

Prof. Odair: Sim.

WWW: Estas páginas de relacionamento costumam possuir grupos de discussão, você participa de tais grupos?

Prof. Odair: Sim.

WWW: Que tipos de grupos de discussão você procura?

Prof. Odair: Eclético no conteúdo.

WWW: Qual o perfil das pessoas que costuma adicionar como amigos (jovens, amigos, conhecidos, qualquer um que tenha a ver com seu próprio perfil/afinidade)?

Prof. Odair: Amigos.

WWW: Sente-se a vontade para expor e discutir tudo o que pensa?

Prof. Odair: Não.

WWW: Com que frequência acessa seu perfil?

Prof. Odair: Três por semana mais ou menos.

WWW: Ao acessar busca informações sobre grupos de discussão, informações sobre seus amigos ou publica novidades sobre suas atividades?

Prof. Odair: Sim.

WWW: Qual seu ponto de vista quanto ao uso que as pessoas fazem destes serviços?

Prof. Odair: Depende dos motivos, só uso para contato com as pessoas, porém tem gente que usa para maldade...

Parte 2; alunos da unidade escolar: Gustavo, Fábio, Samuel e Douglas.

WWW: Você possui cadastro em mais de uma página de relacionamento?

Gustavo: Só tenho o Orkut porque minha mãe não deixa eu usar.

WWW: o que você acha interessante no Orkut?

Gustavo: Os joguinhos e as pessoas, é da hora porque você fica lá conversando com uma pessoa e depois você vai lá, abre e a pessoa ter te respondido e depois você pode jogar... Falar com quem mora longe...

WWW: No espaço reservado para a foto do seu perfil, você deixou uma foto sua ou de algum personagem que gosta?

Gustavo: Eu coloquei uma foto minha. Primeiro eu tinha colocado uma foto que eu estava no interior, depois coloquei uma foto minha com meu irmão e depois minha mão tirou essa foto e colocou outra que eu tô mais bonito. Eu escolhi e minha mãe colocou.

WWW: Quanto às pessoas que você adiciona no Orkut, você só adiciona amigos e familiares ou há aquelas pessoas que você só “conheceu” on-line e adicionou?

Fábio: Não, eu costumo adicionar só amigos e parentes né; porque do jeito que a internet hoje tá perigosa não dá pra confiar muito nas pessoas que a gente só vê as fotinhas lá né, no perfil dele e chamar pra ser amigo.

WWW: Esses sites costumam ter aquelas comunidades relacionadas a filmes, artes, entretenimento... Você possui alguma?

Fábio: Pelo menos seis eu tenho lá; relacionado a arte, a proteção dos animais, alguma ideia assim.

WWW: Você se sente a vontade para falar o que você quiser nessas páginas de relacionamento?

Fábio: Sim porque eu acho que a liberdade é pra todos né. Cada um pode escrever o que quiser. Nós não estamos mais na época da ditadura brasileira. Porque hoje em dia a gente pode escrever o que a gente pensa na internet.

WWW: Mesmo sabendo que qualquer pessoa pode acessar sua página e ler qualquer coisa que tenha escrito isso não o incomoda?

Fábio: Não porque não me afeta pessoalmente, né.

WWW: Você usa mais de um desses sites de relacionamento?

Douglas: Uso os dois. Orkut e Facebook.

WWW: Você alguma diferença entre eles? Como algo que você prefere usar em um e não no outro ou, que tem em um e não tem no outro?

Douglas: Os dois na minha opinião são iguais. No principio, a ideia de usar o Orkut era só jogar. Depois comecei a usar pra falar com parentes, só que eu não mexo muito não.

WWW: As pessoas que você adiciona no Orkut são as mesmas que adiciona no Facebook?

Douglas: Tenho amigos no Orkut, no facebook é mais pra jogar mesmo.

WWW: Samuel, você já havia mencionado que não usa nenhuma rede social. Você não usa por que não gosta, não tem interesse...?

Samuel: Não tenho interesse em aprender a usar essas coisas. Prefiro falar com as pessoas pessoalmente, não tenho tantos parentes distantes como o Fábio.20

Por meio dos questionários dirigidos para estas entrevistas depreende-se que no tocante as representações que estes sujeitos fazem do próprio uso, o professor mostra-se mais reservado, levando em conta sua maneira sempre sucinta de expressar-se por escrito, notamos que este, delimita com maior grau seu uso no tocante a interesses e frequência; quanto aos jovens alunos, vemos que um ponto de convergência entre eles é o uso pelo entretenimento e pelo contato com pessoas distantes; encontramos ainda outra convergência na questão da livre expressão e segurança, onde todos concordam que a internet não é lugar confiável para se relacionar com qualquer pessoa, restringindo seu circulo de pessoas adicionadas nas suas páginas de relacionamento à amigos e familiares. Exceto pelo aluno Gustavo Santos cujo uso é mormente “monitorado” por sua mãe ou, o Samuel, que além de alegar não saber usar, afirma também falta de interesse em obter esse tipo de saber.

Assim, vemos manifesta a pluralidade cultural na hipermídia reservada a um circulo menor, ora por segurança, procurando se preservar, ora porque seus interesses estão atrelados antes de tudo a ao mero entretenimento.


[i] Todas as entrevistas, por questões de recursos tecnológicos foram transcritas in sic, salvo momentos em que uma intervenção fez-se necessária a fim de apoiar a inteligibilidade ao realoca-las para outros suportes.

Um comentário:

  1. Muito interessante a proposta de delimitar a abordagem das práticas de linguagem nas redes sociais. Penso que é o caminho para um grande projeto de como vincular as questões de ensino - letramento - com as novas tecnologias. Façam uma ligação disso com o projeto de pesquisa nas escolas - aproveitem a oportunidade do estágio. E continuem alimentando o blog com base na proposta de interação entre formação acadêmica - ensino - tecnologia.

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