segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Redes sociais e Mercado de trabalho

Vem se tornando comum o uso de redes sociais em seleções de novos profissionais e na busca destes por uma oportunidade. Visto que a pluralidade cultural de cada indivíduo se apresenta nesta identidade digital postada nessas redes, pretende-se iniciar uma série de postagens a fim de discutir esse uso das redes no mercado de trabalho.

Iniciando com a entrevista do headhunter ( profissional contratado para buscar profissionais no perfil exigido pelas empresas) Ricardo Porto concedida ao site JCCOncursos, na qual este tema é abordado:







Vídeo Publicado em 19/Agosto/2010 em: http://jcconcursos.uol.com.br
Link Do Vídeo:http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/Redes-sociais-mostre-se-mercado-de-trabalho-29046

Escopo e Justificativa


Resumo


Esta pesquisa tem por escopo observar as diferentes representações de que os jovens utilizam na criação de sua identidade digital nas redes sociais. Identidade digital será aqui entendida como os dados correspondentes a uma pessoa, empresa, maquina ou sistema e que apenas se tem acesso através de meios técnicos específicos. Entre outros dados a Identidade digital inclui informações como: nome, endereço, números de conta, palavras chave etc. Estas são atualizadas e organizadas em meios digitalizados.


A partir do temas transversais propostos nos parâmetros curriculares nacionais e sobretudo sobre o tema de pluralidade cultural, não descartam os outros temas uma vez que este se interdepende, a intenção é compreender as diferentes formas de representações sócio-culturais nas redes sociais.


É importante salientar que o objetivo aqui é observar as diferentes formas de representações a partir de teorias interdisciplinares, portanto o conceito de verdade não será trabalhado e sim diversos pontos de vista, a pesquisa não visa criar ou esclarecer nenhum tipo de tese ou teoria apenas aplicá-las no contexto da sociedade atual.



Justificativa


Para entender os motivos da pesquisa se torna relevante esclarecer como será tratado a tema juventude neste trabalho : Juventude, período de conturbada construção do Eu, onde tudo é novo, e todo novo deve ser provado, onde tudo forma/deforma a personalidade, aquilo que por toda a vida se distingue um individuo em meio à multidão.


É neste difícil período de maturação que os jovens dedicam boa parte de seu tempo com grupos e boa parte de seu tempo com grupos conectados a uma rede social mundial, dialogando com os mais diversos gêneros e tipos na internet, conectado tanto a pessoa de seu circulo social quanto daquelas que só conhece virtualmente, sendo desta forma a internet com suas redes sociais, campo aberto para fomentar essa construção difícil da identidade entre uma gama inesgotável de outras, entre inúmeras possibilidades de pluralidade cultural. Assim, Globalização, identidade, juventude, rede social, que compõem alguns dos temas mais discutidos e fervorosos em se tratando de assuntos inerentes a formação da sociedade atual, somado aos tópicos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), norteados pelo tópico Pluralidade Cultural, será, doravante, o cerne da discussão a que se propõe desta pesquisa .


MÉTODO:

Devido a multiformidade do tema proposto a pesquisa envolverá conversas, entrevistas e possíveis pesquisas estatísticas sobre questões que envolvam os temas. Contará também com leituras das teorias dos gêneros textuais, teorias interdisciplinares e discussões do grupo de trabalho, contará com a criação de Blog onde serão divulgadas as etapas do trabalho assim como artigos e declarações pertinentes ao tema, a partir dos diferentes gêneros textuais.


Pretende-se pesquisar também o ambiente escolar neste trabalho uma vez que o mesmo envolve os temas dos PCN, s.



sábado, 3 de setembro de 2011

W.W.W CCSP

www

foto


Oia noi aqüi no ccv, é nossa primeira reunião académica ,esperamos que todas elas sejam muito frutiferas ,ou então frite-feras. Grande abração pesoal e agora é só arreegaçar as mangas.


Boas vindas!

Apresentaremos sob diversificados gêneros análises pertinentes a formação da identidade, como exposto na descrição do blog, objetivando abrir discussões a cerca da problemática da "identidade juvenil digital",com multiplos olhares ou se preferir, diversificadas perspectivas.

Critiquem, contribuam, compartilhem e, sobretudo, sejam bem vindos!